SECRETARIA DE CULTURA APRESENTA PROJETO NOVA BIBLIOTECA

A Biblioteca Municipal ganhou novo acervo, móveis e computador

  • 14/2/2020 07:40
  • Usina Ester
  • Usina Ester

O Acervo da Biblioteca Pública Municipal José Kalil Aun, de Cosmópolis, chegou perto de 10 mil volumes com a aquisição de mais de 1.800 livros por meio do Projeto Nova Biblioteca idealizado e coordenado pela servidora municipal Mirian Todero e assinado pela bibliotecária Andrea Bogado. 

A apresentação do Projeto foi feita nesta quarta-feira, 12, na Secretaria de Cultura, onde a Biblioteca funciona temporariamente e contou com a participação de diversas autoridades do município e também de representantes das empresas parceiras, CMS Científica do Brasil, Ester Agroindustrial, Fernandes Têxtil e Globe Química. 

O Projeto Nova Biblioteca foi proposto e aprovado pela Secretaria de Cultura e Economia Criativa do Estado de São Paulo por meio do PROAC ICMS (Programa de Ação Cultural) através do qual o proponente é autorizado a captar patrocínio junto a empresas. Após todo o processo, tudo o que foi adquirido é doado para a Prefeitura Municipal de Cosmópolis. 

Com os recursos captados foi possível adquirir duas prateleiras grandes, duas estantes, um computador e impressora e mais uma coleção de livros. Segundo Mirian Todero, a escolha dos novos livros foi pensada a partir da realidade atual. "Antes, as bibliotecas eram fontes de consultas de estudantes que as frequentavam para fazer trabalhos escolares. Hoje a realidade é bem diferente e por isso optamos por literatura, em vez de livros didáticos. Então, temos romances de grandes autores brasileiros e também estrangeiros. Aproveito para convidar a todos para uma visita à nossa Biblioteca", disse Todero. 

"Fico muito feliz ao ver o renascimento dessa biblioteca que, tragicamente pegou fogo, no final do ano de 2016. Essa administração, que assumiu em 2017, está reconstruindo a cidade e a biblioteca é uma parte desse projeto de superação que pretende devolver o que estava destruído e preparar Cosmópolis para o futuro", disse o vice-prefeito, SIlvio Luiz Baccarin. 

Para a Secretária de Educação e Cultura, Vera Borelli, iniciativas como a de Mirian Todero são exemplos do exercício da cidadania. "Agradeço a todos os servidores da Secretaria de Cultura, aos representantes das empresas parceiras sem as quais não seria possível pensar neste projeto de reconstrução da nossa Biblioteca", disse Borelli, que anunciou ainda a intenção de mudar a Biblioteca para um espaço maior até o meio do ano. 

A Biblioteca Municipal fica na Rua Santa Gertrudes, 254, próximo da Rodoviária. Para ser um "sócio" da Biblioteca e poder retirar até 3 livros por mês os interessados devem levar RG, comprovante de endereço e fazer o cadastro como usuário, isso para quem tem acima de 14 anos. Menores de 14 precisam estar acompanhados dos pais. Na Biblioteca funciona de segunda à sexta, das 8h às 16h.


0 Comentário(s)