Meio ambiente

A Usina Ester e O Meio Ambiente

A Usina Ester possui diversas ações voltadas para preservação do Meio Ambiente e que mais recentemente vem sendo organizadas, adquirindo o caráter de programa de gerenciamento ambiental.

O plano de gerenciamento ambiental foi elaborado de forma simples e de fácil entendimento, para que todos os colaboradores possam participar naturalmente das atividades sobre o Meio Ambiente. A correta destinação dos resíduos e seus efluentes, especialmente a torta de filtro, cinzas e vinhaça também são pontos importantes a serem destacados e contribuem para o funcionamento do PGA (Programa de Gestão Ambiental).

Estes além de minimizar os possíveis impactos ambientais implicam na redução do consumo de fertilizantes e elevação na eficiência de produção agrícola resultando em menor demanda de áreas cultivadas.

A coleta seletiva interna, mesmo tendo uma escala menor quando comparada ao volume dos demais resíduos gerados, constitui se em ferramenta muito útil ao permear todo o espaço físico da Empresa e subliminarmente remeter a comunidade interna à reflexão sobre a temática ambiental dando suporte a implementação e estruturação do Programa de Gestão Ambiental.

A empresa possui também um viveiro de mudas de essências florestais nativas com capacidade anual de produção de 25.000 mudas que são utilizadas em recuperação e/ ou enriquecimento de matas ciliares, ou ainda doadas a projetos de educação ambiental das escolas públicas locais.

O treinamento e conscientização ambiental são realizados periodicamente, através de palestras, filmes, informativos e quadros de aviso da Empresa. A legislação ambiental é um dos requisitos analisados e disseminados por toda empresa, onde os aspectos e impactos ambientais causados pelas atividades da Usina são controlados atendendo à legislação pertinente. A Usina Ester acredita que respeitar o Meio Ambiente é zelar pelo futuro do planeta e das novas gerações.